Para além das auditorias e consultorias próprias da AUD, nós também apoiamos e realizamos a interlocução entre a UnB e os outros órgãos de controle - CGU - Controladoria Geral da União e TCU - Tribunal de Contas da União. Essa competência, inclusive, é determinada pela própria Constituição Federal!
Esse apoio se dá de diversas formas, mas o principal é o auxílio no monitoramento das recomendações e determinações desses órgãos. Assim como a AUD monitora a aplicação efetiva das suas auditorias, a CGU e o TCU também realizam esse trabalho e, no âmbito da UnB, é papel da AUD realizar essa ponte para, de um lado auxiliar o monitoramento desses órgãos e, do outro, auxiliar a UnB a compreender essas determinações e colocá-las em prática. Esse trabalho é efetuado pela CCM - Coordenação de Consultoria e Monitoramento.
Em 2020, de 163 acórdãos proferidos pelo TCU onde a UnB figurava como interessada ou responsável, 160 foram atendidos, o que representa 98% do total. Já quanto às recomendações da CGU, a situação é diferente. Recentemente a CGU mudou seu sistema eletrônico de monitoramento, agora utilizando o E-Aud. Essa migração exigiu uma adaptação inicial da UnB ao novo procedimento e um mapeamento das recomendações antigas pendentes. Em 2020 os esforços foram no sentido de implementar o novo sistema e orientar as unidades gestoras da universidade para seu uso. Também foram mapeadas as recomendações pendentes de 2011 a 2016 (110 itens) e iniciado um esforço para atendê-las ou baixar as já atendidas. Em 2020 5 delas foram encerradas e a meta é zerá-las até o final de 2021.
O Programa de Integridade da Universidade de Brasília (UnB) é o conjunto estruturado de medidas institucionais voltadas para prevenção, detecção, punição e remediação de fraudes e atos de corrupção, em apoio à boa governança. Em consonância com as diretrizes da Controladoria-Geral da União (CGU), a Universidade de Brasília atua nessas temáticas por meio do Plano de Integridade e demais ações relacionadas à integridade pública. Para obtenção de mais detalhes sobre o Programa de Integridade Pública da UnB, clique aqui (http://dpo.unb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=41&Itemid=884).