Bloco de Salas de Aula Eudoro de Sousa (BAES), local da AUD/UnB. Foto: Arno Wegner
A atuação da AUD/UnB reduziu cerca de 83% do passivo de recomendações da Controladoria Geral da União direcionadas à Universidade de Brasília em 2021. Essa representatividade na baixa das recomendações demonstra que os Auditores da Universidade ampliaram a eficiência do monitoramento das recomendações da CGU e demais órgãos de controle interno para UnB.
O Auditor-Chefe da UnB, Prof. Abimael Costa, explica que “A baixa de item de recomendação significa que um Auditor atestou que a melhoria de um processo de fato aconteceu. É um percentual que chama a atenção e dá um destaque para a melhoria tanto da governança quanto dos controles internos da Universidade de Brasília.” Para o Auditor-Chefe, este indicador positivo é o resultado de um constante esforço coletivo de melhoria dos processos da Auditoria Interna, da CGU e dos gestores dos setores monitorados: “Esse esforço culminou com a baixa nas recomendações registrada em 2021. Claro que essa redução aconteceu em ciclos, desde 2019 a gente está fazendo esse esforço de baixa, mas agora, esse índice de 83%, revela que a administração prioriza a melhoria da governança e dos controles internos.”, reitera.
Processo de monitoramento mais eficiente
O instrumento de controle utilizado para listar os indicadores de desempenho das áreas auditadas até meados de 2020 era chamado de Monitor. Um sistema semelhante a uma planilha eletrônica de dados. Com a migração para o sistema e-AUD da CGU, a AUD/UnB espera ainda mais eficiência na redução do passivo de recomendações. O Prof. Abimael Costa destaca o esforço da equipe de Auditores e da Alta Administração para o aumento da eficiência no monitoramento: “No contexto de 2020, (...), nos foi comunicado que o sistema (Monitor) seria descontinuado. A implementação desse novo sistema, o e-AUD, culminou com a revisão já em andamento dos processos e do planejamento estratégico da própria Auditoria Interna da Universidade. Foi um grande esforço institucional por parte da Auditoria que foi somado a essa melhoria de sistema advinda da CGU.” A atuação da AUD/UnB busca atender as medidas de apoio à boa governança e visa mitigar os riscos operacionais de acordo com o Plano de Integridade da UnB.
A entrevista completa com o Auditor-Chefe, Prof. Abimael Costa, está disponível neste link.
Por Arno Wegner