O professor Abimael Costa representou a Auditoria Interna na cerimônia de inauguração das plataformas de acesso na FCI.
A Faculdade Ciências da Informação (FCI) inaugurou duas plataformas de acesso para pessoas com deficiência. A cerimônia realizada quarta-feira, 10, começou às 16h e teve a participação da Reitora da Universidade de Brasília, do Secretário de Infraestrutura, do Diretor da Faculdade de Ciência da Informação e demais representantes da comunidade acadêmica, entre eles e elas, o Auditor-Chefe da UnB, professor Abimael Costa.
Foram instaladas duas plataformas, uma inclinada e outra vertical, para expandir a acessibilidade ao espaço da FCI. A Reitora, Márcia Abrahão, parabenizou a direção da FCI pela iniciativa e destacou que “a UnB está determinada a ser exemplo de inclusão no Brasil”. Ela ainda elogiou a equipe responsável pelo projeto e destacou o esforço de conformidade da solução com a concepção arquitetônica do prédio. As plataformas adequam o acesso a FCI às normas elaboradas pelo Comitê Brasileiro de Acessibilidade (ABNT NBR 9050).
O Secretário de Infraestrutura, Augusto César Oliveira Dias, informou que “esta obra proporciona autonomia e segurança às pessoas com deficiência”. Ele também destacou os trabalhos da equipe técnica e a atuação da direção da FCI na efetivação do projeto.
Segundo o Diretor da FCI, professor Renato Tarciso Barbosa de Souza, a implementação dessas plataformas representa “um resgate histórico” já que agora os estudantes podem acessar a FCI “pela porta da frente”. Antes o acesso ao prédio se dava pela plataforma da Biblioteca Central da UnB, que fica ao lado da FCI. Esse feito “transforma a Faculdade de Ciências de Informação, acolhendo e melhorando o acesso dos estudantes ao prédio”, comentou o professor.
O Auditor-Chefe, professor Abimael Costa, ressaltou “o quanto a UnB tem se empenhado em implementar a Política de Acessibilidade da Universidade de Brasília (Resolução CAD 050/2019) em diversos aspectos. Tanto no aspecto da infraestrutura, como nos aspectos do ensino e do acesso à Universidade”. Pensamento acrescentado pela fala da Diretora de Acessibilidade, Sinara Pollom Zardo, também presente na inauguração. Ela destacou o papel institucional da UnB que visa se tornar a Instituição de Ensino Superior com maior número de estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida no país.
Por Arno Wegner