Professor Abimael Costa 2
Professor Abimael é nomeado Decano de Administração da Universidade de Brasília. Foto: Arno Wegner/AUD.

O professor Abimael Costa foi nomeado Decano de Administração da Universidade de Brasília nesta segunda feira, 7. O Ato da Reitoria Nº 1442/2022 oficializa o professor Abimael Costa no cargo. Enquanto auditor-chefe da universidade, de julho de 2019 a novembro de 2022, o professor da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (FACE) deixou um legado de mudanças estruturais e contribuições substanciais para a consolidação dos serviços prestados e da imagem da Auditoria Interna. Hoje, a unidade é percebida pelos gestores como uma parceira na busca por avanços na governança, transparência e eficiência da UnB.

Visita SEMA
Professor Abimael Costa em visita a Secretaria de Meio Ambiente. Foto: Arno Wegner/AUD.

Em 2019, quando o professor Abimael assumiu a chefia da unidade, o Regimento Interno da AUD tinha sido recentemente aprovado pelo Conselho de Administração da universidade. As diretrizes exaradas na resolução exigiam uma série de mudanças na concepção dos fluxos internos. Essa reestruturação foi conduzida pelo professor Abimael com muita sensibilidade. Seus passos estratégicos incentivaram a adaptação e a capacitação da equipe aos novos fluxos de trabalho. Isso, sem contar com as articulações para viabilizar a reestruturação do espaço físico, o redesenho da secretaria administrativa, a aproximação com os gestores da universidade e o esforço de visibilização dos feitos da unidade. De 2020 a 2021, o professor, com apoio da equipe, não mediu esforços para conter os impactos da pandemia na implementação dessas mudanças e na qualidade do trabalho AUD, mantendo como norte as metas do Programa de Integridade da UnB*.

visita prc
Auditoria Interna em visita a Prefeitura do campus.

Os resultados, que ainda estão sendo colhidos, falam por si. No período da gestão do professor Abimael Costa como auditor-chefe, somando os esforços dos gestores das unidades acadêmicas e da Alta Administração, a UnB atingiu uma melhora histórica no índice de governança geral, IGG, auferido pelo Tribunal de Contas da União (TCU): um avanço de 44%, em 2018, para 82%, em 2021. Além deste feito, a universidade atendeu cerca de 98% dos acórdãos do TCU e implementou efetivamente 83% das recomendações da Controladoria Geral da União (CGU). Estes dados mostram o compromisso da AUD com o fortalecimento da integridade e monitoramento das recomendações de melhoria da instituição.

Sec e Aud Entrevista
Reunião com a Secretária de Direitos Humanos da UnB. Foto: Arno Wegner/AUD

São inúmeros os exemplos da dedicação do professor à academia e a educação como um todo. A gentileza do professor Abimael vai além da relação com os gestores, ela é sentida pelos colegas professores, servidores, estudantes, colaboradores e demais membros da comunidade acadêmica. Em setembro deste ano, no discurso de recondução ao cargo de auditor-chefe, ao contrário de usar o tempo para falar de sua história, preferiu apresentar os avanços na governança da universidade. Para ele, frutos do esforço diuturno da equipe da Auditoria Interna. Este artigo, também é um agradecimento da equipe da AUD a contribuição ímpar do professor Abimael para o avanço da governança dessa universidade.

Auditores Nara e Abimaeljpeg
Foto com a Auditora Nara Cristina Ferreira Mendes no dia da recondução do professor Abimael.

Nesta primeira semana, ficamos com uma mescla de sentimentos. Já sentimos saudades das gargalhadas do professor, do seu companheirismo e de sua presença na nossa rotina, mas também estamos felizes, porque sabemos da competência do profissional, educador e ser humano do hoje decano, Abimael Costa. Desejamos um excelente trabalho nesta nova jornada e sabemos que, por maiores que sejam os desafios, o Decanato de Administração estará em boas mãos.

Equipe AUD
Foto com parte da Equipe da Auditoria Interna na cerimônia de recondução ao cargo de auditor-chefe.

Por Equipe da AUD.

Outros registros da atuação do professor Abimael ao longo de sua gestão:

20220810 160612

Visita Projeto trnsito

Recond reitora e servidora

equipeauditoria

*O Programa de Integridade da Universidade de Brasília (UnB) é o conjunto estruturado de medidas institucionais voltadas para prevenção, detecção, punição e remediação de fraudes e atos de corrupção, em apoio à boa governança. Em consonância com as diretrizes da Controladoria-Geral da União (CGU), a Universidade de Brasília atua nessas temáticas por meio do Plano de Integridade e demais ações relacionadas à integridade pública. Para obtenção de mais detalhes sobre o Programa de Integridade Pública da UnB, clique aqui.