MENU



Auditoria Interna 984 462 px

 

 

O Conselho de Administração da Universidade de Brasília (CAD), em sua 419ª reunião realizada no dia 02/02/2023 aprovou o Plano Anual de Auditoria Interna (PAINT) da Universidade de Brasília referente a 2023.  

 

O PAINT é um plano norteador das atividades a serem desenvolvidas no ano de sua vigência. “Segundo a IN CGU nº 09, o PAINT deve ser elaborado com o intuito de estabelecer os trabalhos prioritários que serão realizados pela auditoria no período objeto do plano. Nele consta tanto as atividades obrigatórias a todas as instituições quanto as atividades escolhidas por cada uma delas para serem desenvolvidas no exercício” (OLIVEIRA, 2022). 

 

“Em seu artigo 5ª, a IN CGU nº 09 da CGU lista quais são os itens obrigatórios que devem constar no PAINT, quais sejam:  

 

a) Relação dos trabalhos a serem realizados pela UAIG em função de obrigação normativa, por solicitação da alta administração ou por motivos que não a avaliação 32 de riscos;

b) Relação dos trabalhos selecionados com base na avaliação de riscos;

c) Previsão de, no mínimo, 40 horas de capacitação para cada auditor interno governamental, inclusive o responsável pela UAIG;

d) Previsão da atividade de monitoramento das recomendações emitidas em trabalhos anteriores e ainda não implementadas pela Unidade Auditada;

e) Relação das atividades a serem realizadas para fins de gestão e melhoria da qualidade da atividade de auditoria interna governamental;

f) Indicação de como serão tratadas as demandas extraordinárias;

g) Exposição, sempre que possível, das premissas, restrições e riscos associados à execução do PAINT;

h) Apêndice contendo a explicação da metodologia utilizada para a seleção dos trabalhos de auditoria com base na avaliação de riscos” (OLIVEIRA, 2022).

 

Antes de ter sido encaminhado ao CAD, o PAINT foi analisado e aprovado pela CGU, por tanto apresentamos à comunidade a versão final do PAINT 2023 disponível em nosso site. 

 

 

Referência: OLIVEIRA, Cibele Maria Pinto Menezes de. Geração de valor no contexto das unidades de auditoria interna governamental das universidades federais. Orientador: Professor Doutor Abimael de Jesus Barros Costa. 2022. Dissertação (Mestrado – Mestrado em Economia) - Universidade de Brasília, Brasília, 2022.

 

 

Por Francine Maulepes

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.