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WEBEX matéria
 

 

A busca por uma comunicação eficaz e colaborativa é uma demanda antiga da sociedade, e o Sistema de Comunicação Integrada (SCI) desempenha um papel fundamental nesse contexto, garantindo o fluxo eficiente e acessível de informações. Vai além de simplesmente conectar pessoas, organizações e instituições, pois também fomenta a transparência, a participação cívica e a troca de ideias, contribuindo para uma sociedade mais informada, consciente, engajada e interligada. 

 

Na Universidade de Brasília, o Webex foi escolhido como o software ideal para cumprir os propósitos do SCI, com sua implementação concluída em agosto de 2022 pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), responsável por viabilizar toda a infraestrutura tecnológica necessária para o funcionamento do Webex. Ademais, com a implantação do Plano de Gestão e Desempenho (PGD), o SCI tornou-se um elemento essencial para o efetivo funcionamento da UnB. 

Ao reconhecer a relevância desse sistema tanto para a sociedade quanto para a UnB, a Auditoria Interna da instituição, conforme previsto no Plano de Auditoria Interna (PAINT) de 2023, realizou uma auditoria na área de Sistema de Comunicação Integrada, focando especificamente no Webex, com o objetivo de avaliar sua implementação. 

 

Durante o processo de auditoria, a equipe responsável coletou informações e dados junto à STI e aos usuários do sistema, dados estes que subsidiaram e contribuíram para a elaboração do Relatório Final nº 06/2023 da Auditoria do Webex, disponibilizado no sítio desta AUD. Da auditoria realizada, ficou evidente a importância do sistema na universidade, bem como que para que o sistema possa funcionar com eficiência é necessário que o Webex seja utilizado por todos os servidores técnicos e docentes da universidade, especialmente por aqueles que realizam atendimento direto ao público. Outro ponto observado é a importância de acionar a STI caso a operacionalização do sistema apresente quaisquer inoperabilidade ou supostas falhas, para análise técnica da STI de modo a melhorar assim o fornecimento dos serviços de comunicação para as comunidades interna e externa à universidade, tornando a UnB cada vez mais acessível a toda sociedade. 

 

Por Andreia Costa Lima e Cibele Maria P. P. Menezes de Oliveira