Planejamento Estratégico Auditoria Interna GRE

 

Prezados (as),

 

Primeiramente, agradecemos a participação de todos e todas na revisão do planejamento estratégico da Auditoria Interna (AUD). A revisão do planejamento estratégico da Auditoria Interna para o período 2019 a 2022 busca refletir sobre os desafios dos próximos anos por meio de um amplo debate com todos os servidores sobre os aperfeiçoamentos que serão buscados pela unidade de auditoria interna da Universidade de Brasília.

No filme “O Feitiço do Tempo”, o protagonista fica preso em um loop temporal até tomar cada decisão corretamente e, finalmente, poder seguir sua trajetória. A mensagem desse filme pode ser interpretada no sentido de que apenas executar tarefas de forma irrefletida, pode nos levar a repetir um erro sem atentar para sua condição errática. 

 

Essa ideia se aplica a nós como indivíduos e às organizações. Nesse sentido, o planejamento estratégico oferece a possibilidade de discutir desafios e propor soluções, em uma tentativa de solucionar gargalos acaso existentes e de antever outros – de forma a evitar um loop de problemas, com prejuízo aos recursos institucionais e à nossa motivação. 

 

O projeto do PEAUD (2019-2022) teve quatro fases:

1) revisão teórica sobre planejamento estratégico aplicado à UnB, seguido pelo diagnóstico estratégico da AUD, em que refletiremos sobre as oportunidades e ameaças enfrentadas pela Auditoria Interna;

2) estratégia da organização (definição da missão, visão e valores);

3) construção das metas anuais; e

4) Por fim, o momento de revisão coletiva do planejamento estratégico e de ajustes.

 

Assim, nesse trabalho, a busca pelo fortalecimento da AUD – ideal de todos servidores – materializa-se por meio da definição de metas para fazerem frente a cada diagnóstico constatado como passível de melhoria. Concretiza-se, ainda, por meio da constatação dos acertos e da definição de formas de torná-los visíveis para a comunidade. Assim sendo, apresentamos a nossa Missão, a nossa Vissão e os nossos Valores:

 

Missão

 

Adicionar valor aos processos de governança e gestão da Universidade de Brasília, de forma independente e objetiva, prestando serviços de consultorias e avaliação para melhorar a eficácia do gerenciamento de riscos, da integridade e dos controles internos.

 

Vissão

 

Ser referência nacional em agregar valor aos processos organizacionais entre as unidades singulares de Auditoria Interna das Universidades Federais.

 

Valores

 

Competência

Confidencialidade

Democracia

Diálogo

Integridade

Objetividade

 

 

Respeitosamente,

 

Comissão do Planejamento Estratégico (2019-2022) da Auditoria Interna da UnB