1 Auditoria Interna Avalia a Acessibilidade na UnB

 

Auditoria Interna Avalia a Acessibilidade na UnB

 

A Auditoria Interna da Universidade de Brasília (UnB) realizou uma avaliação sobre as condições de acessibilidade e inclusão na instituição. O relatório apontou avanços significativos, como a criação da Diretoria de Acessibilidade (DACES) e a aquisição de um veículo adaptado para transporte de estudantes com deficiência. Essa ação estava prevista no Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (PAINT) de 2024. Aprovado anualmente pelo Conselho de Administração da UnB, o PAINT tem a finalidade de definir as prioridades da unidade de auditoria interna, alinhando seus esforços aos objetivos estratégicos e ao sucesso organizacional.

 

Apesar dos avanços, a auditoria constatou oportunidades de melhoria em razão de deficiências estruturais que impactam diretamente a acessibilidade no campus Darcy Ribeiro. O relatório destacou a ausência de geradores nos elevadores da Casa do Estudante Universitário (CEU), o que compromete a mobilidade dos moradores com deficiência em caso de queda de energia. Além disso, todos os três elevadores do Bloco B do Instituto Central de Ciências (ICC) estavam inoperantes durante as inspeções realizadas em diferentes dias e horários, dificultando o acesso de estudantes e servidores com deficiência a salas de aula e secretarias acadêmicas.

 

Diante das constatações, a auditoria recomendou à gestão da UnB a instalação de geradores na CEU ou a adoção de uma solução alternativa para garantir o funcionamento seguro dos elevadores durante interrupções no fornecimento de energia, assegurando a mobilidade dos moradores com deficiência. Além disso, sugeriu a implementação de medidas para garantir a manutenção e o funcionamento adequado dos elevadores do ICC, fundamentais para a acessibilidade de estudantes e servidores com deficiência.

 

O relatório completo está disponível para consulta aqui.

 

Por José Antonio Barbosa