
A Auditoria Interna da Universidade de Brasília concluiu a Auditoria que Resultou no Relatório nº 02/2025, o qual analisou se as contratações de bens e serviços atendem adequadamente às necessidades das unidades da UnB. O trabalho identificou um caso pontual de subdimensionamento em 2024 e apontou oportunidades de melhorias no planejamento das demandas e na estrutura descentralizada de compras da instituição.
Entre os principais achados, destacam-se: descrição inadequada das necessidades pelas unidades demandantes, ausência de supervisão técnica centralizada e dificuldades na elaboração do Plano de Contratações Anual (PCA) devido à atuação de múltiplas unidades de forma independente. Por outro lado, a UnB apresenta avanços em sustentabilidade e possui gestão de riscos mapeada e em andamento.
A Auditoria Interna apresentou quatro recomendações principais: aprimorar controles internos; capacitar unidades para elaboração adequada de demandas; realizar estudo sobre a centralização das contratações; e priorizar a análise da Política de Governança de Aquisições e Contratações atualmente em tramitação.
O objetivo é fortalecer a governança das compras institucionais, garantir maior eficiência e assegurar conformidade com a Lei 14.133/2021.
Por Cibele de Oliveira e Gláucia Evangelista
Todos os Relatórios de Auditoria podem ser consultados neste site.